Green Land Blue Planet visa promover atividades e soluções ecológicas e sustentáveis desenvolvidas por cada individuo ao nível local, no que diz respeito à produção, armazenamento e gestão de energia, à gestão de recursos hídricos, à manutenção e instalação de florestas e bosques, à gestão de recursos naturais e à produção de alimento e bem-estar pessoal.

  • Verde e Azul


Preservar e aumentar as áreas verdes, tornando o máximo possível a terra verde, para que seja possível preservar o precioso azul do nosso planeta.

  • Consciência e respeito


É urgente o aumento da consciência sobre as repercussões da atividade humana na vida na Terra. É igualmente urgente o aumento do respeito por toda a biodiversidade existente.

  • Todos contam


A atividade individual e local pode contribuir para a sustentabilidade global. “Se pensa que é demasiado insignificante para fazer a diferença, tente dormir com um mosquito.” Dalai Lama

Neste momento, temos quatro grandes áreas de intervenção/promoção:

 

Soft Farming visa promover a produção local (individual/familiar) de alimentos (vegetais e frutícolas), utilizando para o efeito as áreas pavimentadas das cidades, com recurso a plataformas de cultivo que permitam uma gestão precisa, eficiente e automática da água (e fertilizantes), evitando os custos energéticos associados ao transporte desses alimentos.

 

Árvores e Bosques visa promover a importância de plantar Árvores e instalar Bosques, para evitar a erosão dos solos, moderar o clima, absorver o dióxido de carbono, armazenar energia em polímeros carbono e hidrogénio (vulgo madeira), reter poluentes e partículas em suspensão na atmosfera e contribuir para o armazenamento de água de qualidade nos lençóis freáticos.

 

Cozinhar a Lenha visa promover a importância de utilizar “sobrantes” de madeira para simultaneamente aquecer e cozinhar em equipamentos eficientes e tecnologicamente evoluídos, de modo a diversificar as fontes energéticas das quais estamos dependentes com o recurso a uma energia renovável e local e, desta forma, contribuir para um planeta mais sustentável.

 

Energia à Quinta visa promover o recurso a fontes de energia disponíveis localmente, a poupança e a gestão eficiente da energia e a importância de diversificar as fontes de energia utilizadas, de modo a maximizar a autonomia energética de uma quinta e/ou habitação. Para tal, são promovidos equipamentos e práticas quotidianas que aumentam a eficiência energética.